Fluminense é um dos cinco brasileiros cabeças de chave (Foto: Divulgação/FFC)

A Conmebol sorteará, nesta segunda-feira, às 20h (de Brasília), na sua sede em Luque, no Paraguai, os grupos da Libertadores. E o Brasil terá um número recorde de cabeças de chave na competição. São cinco dos oito times que estarão no pote 1.

O Fluminense, atual campeão, é um dos cabeças de chave e figurará no Grupo A do mais importante torneio do continente sul-americano. Os outros cabeças de chave brasileiros são Palmeiras, Grêmio, Flamengo e São Paulo. Completam o pote 1 River Plate (ARG), Peñarol (URU) e LDU (EQU).

 
 
 

Lembra em sua coluna no site Uol o jornalista Rodrigo Mattos que, desde 2017, quando a Conmebol aumentou o número de vagas para brasileiros na competição, com sete vagas fixas, podendo chegar a nove (dependendo dos campeões da Libertadores e Sul-Americana), que o Brasil já chegou a ter quatro dos oito cabeças de chave. Agora, com cinco, trata-se de algo inédito.

O campeão entra automaticamente como cabeça de chave no ano seguinte. É o caso do Fluminense. O resto dos times do pote 1 é definido através do ranking da Conmebol.

Vale lembrar que o Brasil levou os últimos cinco títulos da Libertadores. Dois com Palmeiras e Flamengo e mais um com o Fluminense. Clique aqui para relembrar todos os potes do sorteio desta noite!