Em 2012, Flu bateu o Boca, em La Bombonera, por 2 a 1, com gols de Fred e Deco (Foto: Ricardo Ayres - Photocamera)

O Flu terá Alianza Lima (PER), Cerro Porteño (PAR) e Colo-Colo (CHI) em seu grupo na Libertadores 2024. Por ter fugido de argentinos, altitude e até da possibilidade de um outro clube brasileiro em sua chave, a torcida vislumbra uma boa campanha, quem sabe até sendo o primeiro no geral. É possível? Lembrando que o líder geral tem a vantagem de decidir todas em casa no jogo da volta.

Bom, o retrospecto mostra que sim. Já aconteceu duas vezes com o Fluminense nesse século. A primeira vez foi em 2008, quando o Tricolor fez 13 pontos em um grupo que tinha LDU (EQU), Libertad (PAR) e Arsenal de Sarandí (ARG). Foram quatro vitórias, um empate e uma derrota. No fim, o Tricolor acabou como vice-campeão do torneio continental.

 
 
 

Depois, ocorreu novamente em 2012, quando o Time de Guerreiros teve pela frente Boca Juniors (ARG), Arsenal de Sarandí (ARG) e Zamora (VEN). Foram cinco vitórias e uma derrota, a melhor campanha do Fluminense na fase de grupos até hoje, com 15 pontos. A eliminação veio nas quartas de final, para o próprio Boca Juniors.