FIFA testa substituto perfeito para o VAR

Pinterest LinkedIn Tumblr

O árbitro de vídeo (VAR) foi criado para ser um aliado fundamental da arbitragem no futebol. Com a tecnologia, o juiz de campo tem a possibilidade de ser auxiliado por profissionais dispostos em uma cabine e também pela imagem para tomar suas decisões.

No entanto, ao invés de diminuir, as polêmicas só aumentaram nos últimos anos. Na Inglaterra, inclusive, os clubes vão realizar uma votação para definir o futuro do VAR. Igualmente, o atual técnico do Liverpool, o alemão Jurgen Klopp já indicou que aprova a saída da tecnologia do torneio, alertando para a falta de qualidade dos árbitros.

FIFA revela substituto do VAR

De olho no futuro, a FIFA desvendou uma alternativa que pode chegar para substituir o VAR. O ex-árbitro Pierluigi Collina apresentou, nesta sexta-feira, um sistema desafio, chamado Football Video Support (FVS), ou Suporte de Vídeo do Futebol.

Com o FVS, cada um dos times terá dois desafios, que podem ser utilizados para que o árbitro principal reveja o lance com auxílio do vídeo. Antes de mais nada, é válido salientar que o sistema já é utilizado em outros esportes, como o vôlei.

Os pedidos de revisão poder ser solicitados para lances de gols, pênaltis, cartões vermelhos ou erros de identificação de jogadores. Se tiver sucesso em seu pedido, o time seguirá com dois desafios.

A tecnologia, que dispensa a necessidade de um árbitro para analisar todos os lances do jogo, será testada, primeiramente, em jogos de categoria de base.

[lwptoc]

Autor