Robinho é preso pelo crime de estupro cometido na Itália

Pinterest LinkedIn Tumblr

Robinho é preso por crime de estupro

O ex-atacante Robinho foi preso, na noite desta quinta-feira (21), em Santos, por conta do crime de estupro cometido na Itália, em 2013. Após 11 anos, a justiça brasileira expediu o mandado de prisão para o ex-jogador, que seguia em liberdade no país até então.

O brasileiro chegou a ser condenado em três instâncias da Justiça italiana pelo estupro em grupo de uma mulher albanesa, em 2013. A 3ª Seção Penal do Supremo Tribunal de Cassação, em Roma, tomou a decisão final sobre o caso em janeiro de 2022, quando o ex-atleta já havia retornado para o Brasil.

Ainda em 2022, Ministério da Justiça da Itália enviou pedido de extradição de Robinho, que foi negado pelo Governo, visto que o Brasil não extradita seus cidadãos naturais. Para avançar no caso, os italianos, então, acionaram o Superior Tribunal de Justiça (STJ) para que a sentença, finalmente, fosse homologada e surtisse efeitos no Brasil. O pedido analisado pela Corte Especial do STJ.

Na quinta-feira (21),  a Justiça Federal de Santos (SP) expediu o mandado de prisão para Robinho, assinado pelo juiz Mateus Castelo Branco Firmino da Silva. Presidente do STJ, Maria Thereza de Assis Moura enviou durante a tarde de quinta o ofício para a Justiça Federal realizar o ato.

A decisão final é que Robinho cumpra a sentença de nove anos, em regime fechado, no Brasil. Os advogados do ex-jogador ainda tentaram reverter a decisão com um habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF).

[lwptoc]

Autor