Três países apresentam candidatura para sediar Copa do Mundo 2030

Pinterest LinkedIn Tumblr

Sede da Copa do Mundo 2030 ainda não foi decidida

Nesta terça-feira (20), a candidatura conjunta de Espanha, Marrocos e Portugal para receber a Copa do Mundo de 2023 realizou um evento com mais detalhes da campanha. Em Lisboa, na sede da Federação Portuguesa de Futebol, a frase “Yalla Vamos, 2030”, com palavras em árabe e espanhol, foi apresentada como lema.

Antônio Laranjo, português coordenador da candidatura, apontou uma final realizada em Espanha ou Marrocos, caso a campanha dos três países tenha êxito. Como Portugal não possui algum estádio com capacidade de no mínimo 80 mil pessoas, o país não está na briga para receber a decisão da Copa do Mundo.

Caso a candidatura seja aprovada, o Santiago Bernabéu, estádio do Real Madrid, é o grande favorito para ser o palco da final da Copa de 2030. Na apresentação em Lisboa, António Laranjo citou os pontos fortes da candidatura das três nações.

A infraestrutura futebolística, o curto deslocamento entre os países e a paixão das populações anfitriãs foram usados como argumentos. Laranjo também citou que, mesmo que as nações tenham costumes diferentes, o trabalho em equipe fará com que se sobressaia o que há em comum entre os países.

Temos costumes diferentes, tradições diferentes e, mesmo assim, está claro que trabalhando junto teremos muito mais em comum do que as diferenças. Nosso logotipo representa elementos-chave da nossa localização geográfica, o sol, elemento que faz nossos países serem destinos turísticos no mundo

Embaixadores da candidatura

A candidatura conjunta também revelou seus embaixadores, em Lisboa, com grandes nomes do futebol mundial sendo apresentados. Cristiano Ronaldo e Luis Figo, ambos ídolos do Real Madrid, representam Portugal, enquanto Hakimi foi o escolhido por Marrocos. Morata e Iniesta foram as opções da Espanha.

No final de 2024, o Congresso da Fifa fará uma votação para decidir onde a Copa do Mundo de 2030 será realizada. O jogo de abertura da competição já está confirmado para acontecer em Montevidéu, no Uruguai, em homenagem à primeira edição do Mundial de seleções, que completará 100 anos.

[lwptoc]

Autor