(Foto: Marcelo Gonçalves - FFC)

Ao vencer a Libertadores, sábado, com a vitória de 2 a 1 sobre o Boca Juniors (ARG), no Maracanã, o Fluminense garantiu presença em três competições. Os Mundiais de Clubes deste ano e de 2025 (com novo formato) e a Recopa Sul-Americana, contra a LDU (EQU), campeã da Sul-Americana. Chegou a se especular uma possibilidade de Copa Interamericana em 2024, mas, de acordo com o site ge, isso não acontecerá.

Tal especulação surgiu porque, em janeiro de 2023, Conmebol e Concacaf (Confederação de Futebol das Américas Central e do Norte) anunciaram uma série de ações em conjunto, que incluíam a Copa América de 2024 nos Estados Unidos e a perpectivas de organizar um torneio de clubes em conjunto, no formato de “final four”.

 
 
 

A ideia era que cada confederação continental indicasse dois clubes. No comunicado das comunidades anunciando a parceria falava em “trabalhar para a primeira edição do torneio ser em 2024”. Os rumores ganharam maior volume após o Inter Miami (EUA), de Lionel Messi, vencer a Leagues Cup, num torneio com times da Major League Soccer (MLS), do México e Canadá.

Por mais que a ideia de Messi jogar contra times da América do Sul soe sedutora, por enquanto nada indica que o torneio possa sair do papel em 2024. Se tudo der certo, isso pode acontecer em 2025, mas também não é garantido.

As tratativas acabaram sendo mais complicadas do que se imaginava por questões comerciais e de calendário. Assim, a Copa Interamericana muito provavelmente não será disputada em 2024. Campeão da Libertadores, o Fluminense está de fato classificado para os seguintes torneios:

  • Mundial de Clubes de 2023, na Arábia Saudita, ainda no formato antigo.
  • Recopa Sul-Americana em 2024, contra a LDU, campeã da Sul-Americana
  • Mundial de Clubes de 2025, nos EUA, o primeiro com 32 clubes