Com gol de placa de Kayky e oportunismo de Fred, Flu bate o Nova Iguaçu

Sem uma atuação exuberante, mas efetivo. O Fluminense encarou o Nova Iguaçu, no seu reencontro com o Maracanã, pelo Campeonato Carioca. Com golaço de Kayky e bom posicionamento de Fred e oportunismo de John Kennedy, a equipe verde, branca e grená bateu o Nova Iguaçu por 3 a 1. Com o placar, o Time de Guerreiros chega aos 16 pontos e se mantém no G4 do Estadual.

O Fluminense iniciou a partida dominando a posse de bola, mas de forma estéril. A equipe abusou, em determinados momentos, da bola longa, facilitando as interceptações do adversário. A primeira grande chance veio com Nenê, que quase fez um gol olímpico aos 7 minutos jogados.

O Fluminense funcionava bem melhor pelo lado direito com Calegari e Kayky, do que peço lado esquerdo com Egídio e Luiz Henrique. No meio, Nenê forçava algumas jogadas e Fred pouco chegava na bola. Mas no primeiro tempo, nenhum chute dado na direção do gol, diferente do que ocorreria na etapa complementar.

Aos 6 minutos da etapa complementar, um gol de gente grande: Kayky recebeu pela direita, passou por três jogadores com uma facilidade impressionante, deixou a marcação de bumbum no chão e mandou para o fundo das redes. Gol de placa no Maracanã com a assinatura de Xerém!

Dez minutos depois, numa triangulação espetacular de Nenê, Luiz Henrique e Fred, veio o segundo gol do Fluminense: o centroavante, debaixo das traves, não perdoou após assistência do “vovô”. Com este, o ídolo tricolor fica a dois gols de se tornar o segundo maior artilheiro da história do clube, além de ter atingido os 400 na carreira. O rival diminuiu logo depois num chutaço sem chances para Marcos Felipe.

Próximo de terminar o jogo, Lucca fez boa jogada pelo direito, achou Caio Paulista, que obrigou o arqueiro do Nova Iguaçu a fazer grande defesa! No rebote, John Kennedy não desperdiçou e deu números finais ao jogo: 3 a 1.

Jornalista: Ex-Flu, Wellington Nem fecha com o Fortaleza

Wellington Nem foi campeão carioca e brasileiro pelo Fluminense em 2012 (Foto Dhavid Normando - Photocamera)

Revelado nas categorias de base do Fluminense, o atacante Wellington Nem já tem um novo clube. De acordo com a jornalista do GE, Thaís Jorge, o atleta fechou com o Fortaleza.

Anteriormente, o jogador já havia sido oferecido ao Vasco da Gama e a outros cubes do país, mas não fechou negócio. Em sua última passagem pelo Flu, Nem não conseguiu ter boas atuações, em 2019.

Vale lembrar que seu grande momento foi em 2012, quando, titular do Tricolor, foi fundamental na conquista do tetracampeonato brasileiro.

Frazan está fora do jogo contra a Portuguesa

(Foto: Lucas Merçon - FFC)

O Fluminense terá nova dupla de zaga para a segunda rodada do Campeonato Estadual. Depois de perder Luan, que poderá passar por cirurgia, Frazan é a nova baixa para o confronto com a Portuguesa neste domingo, às 16h, no Maracanã.

O zagueiro Frazan sentiu uma lesão muscular durante os treinamentos e está fora do jogo. Luan Freitas fraturou o quinto metatarso do pé esquerdo e, assim, a dupla de zaga deve ser formada por Higor e um dos três: Davi, Geovani ou o recém-contratado Wiris.

Em contrapartida, Ailton Ferraz terá como opções ofensivas os atacantes Matheus Martins e João Neto e, possivelmente, de Ganso.

“Perder jogo me deixa puto”, comenta Egídio sobre a pressão da torcida

Ninguém gosta de sair de campo derrotada. Titular da lateral-esquerda do Fluminense, Egídio falou sobre isso em entrevista ao “Desimpedidos”. Além disso, o jogador comentou a respeito da pressão da torcida verde, branca e grená.

– Sou um jogador que você vai me ver de cantinho lá, ficando quetinho, pegando a bola e tocando de lado para não me expor. Eu não. Se eu estou defendendo essa camisa aqui que hoje é do Fluzão, eu vou querer que meu time sempre vença. Então, eu vou jogar para vencer, vou me expor em prol do meu time. Cada vez mais que você se expõe, vai mais ao fundo para cruzar, cruzar, cruzar, não vai acertar dez, quinze cruzamentos. Eu tenho muitas assistências na carreira por ir ao fundo e cruzar. Treino muito isso. E acho que é isso que acontece. Eu não me escondo. Quando tem de ajudar o time, eu vou. Esse é meu perfil. Gosto de jogar. Quem não tem medo, acaba às vezes sofrendo um pouco mais. Não me empolgo com elogios, mantenho os pés no chão. Quando vem a crítica, eu também não me abato. Eu me blindo com a minha família e sigo trabalhando para melhorar – disse e complementou:

– Perder jogo me deixa puto. No mais, eu sou muito mais alegre e descontraído. Brinco quando pode brincar, mas quando tem de ser sério, é seriedade – frisou.

Fluminense elege “prioridade” para os próximos jogos, informa jornalista

Diniz deverá fazer mudanças no time nos próximos jogos (Foto: Lucas Merçon - FFC)

Sem jogos do Campeonato Brasileiro, o Fluminense já tem um planejamento e prioridades para os próximos compromissos pela Copa Betano do Brasil e Libertadores. De acordo com o jornalista Victor Lessa em seu canal no YouTube, no momento a ideia principal é deixar o elenco inteiro. Assim, o técnico Fernando Diniz tende a fazer algumas alterações nas partidas diante do Sampaio Corrêa e Alianza Lima (PER), nas próximas duas quartas, respectivamente, no Maracanã.

Com muitos jogadores em recuperações de lesões, a comissão técnica traça um plano para potencializar o desempenho do grupo.

Diante do Sampaio Corrêa, o Fluminense está com enorme vantagem na terceira fase da Copa do Brasil. Após vencer a ida por 2 a 0, pode até perder em casa por um gol de diferença que ainda estará nas oitavas de final. Já na Libertadores, o Tricolor garantiu com uma rodada de antecedência o primeiro lugar do Grupo A e a vaga para as oitavas.

CBF já tem data provável para reiniciar o Campeonato Brasileiro

Brasileiro deverá ser retomado já no início de junho (Foto: Marcelo Gonçalves - FFC)

Com o Campeonato Brasileiro interrompido em virtude das trágicas chuvas no Rio Grande do Sul, a CBF já tem uma data provável para reiniciar a competição. Informa o site da ESPN que a entidade apresentará um plano com projeções para a remarcação de jogos no Conselho Técnico marcado para a próxima segunda-feira, dia 27 de maio. A decisão passará pelos clubes, mas interlocutores da entidade acredita que a maioria não irá se opor a uma retomada já na nona rodada, prevista originalmente para os dias 1º e 2 de junho.

Existe a preocupação de como minimizar os prejuízos aos times gaúchos, pois Grêmio e Internacional não terão, respectivamente, a Arena do Grêmio e o Beira-Rio por mais algum tempo. A CBF trabalha para elaborar uma solução para que não prejudique também as outras equipes no plano de remarcação dos jogos das rodadas 7 e 8.

Flamengo e Palmeiras, que não defenderam a paralisação do Brasileiro, pressionam. A CBF tentará preservar a decisão inicial do calendário de não ter jogos nas Datas Fifa de setembro, outubro e novembro. Por ora, a entidade não deve ter todas as datas já previstas das rodadas 7 e 8. A ideia é mostrar aos clubes que podem ser realizados jogos em semanas previstas para Copa Betano do Brasil, Libertadores e Sul-Americana.

À medida que essas datas fiquem disponíveis, pois os torneios vão afunilando e tendo o número de times participantes menor (competições com eliminações nos mata-matas).

A CBF não pretende adiar mais jogos da Série A. Então, o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, e o diretor de competições, Júlio Avelar, reforçarão o prosseguimento do Brasileiro já na nona rodada para também evitar times desfalcados à frente e uma indesejada prorrogação de calendário.

Vídeo – Calibrando a pontaria! Fluminense treina finalizações no CT nesta segunda-feira

A segunda-feira foi de calibrar a pontaria no CT Carlos Castilho. Em seu canal no YouTube, o Fluminense divulgou imagens do treino de finalização do elenco principal, uma das atividades de preparação para o próximo compromisso na temporada.

Na quarta, o Tricolor encara o Sampaio Corrêa-MA, no Maracanã, pelo jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil. Na ida, o Time de Guerreiros venceu por 2 a 0 e pode até perder por um de diferença que se classifica às oitavas de final.

Veja o vídeo abaixo:

Martinelli se isola como 3º com mais jogos de Liberta pelo Flu e deve brigar pela liderança

(Foto: Lucas Merçon - FFC)

Com mais uma partida pelo Fluminense em Libertadores, o volante Martinelli agora é, isoladamente, o terceiro atleta com mais jogos pelo Tricolor no torneio continental. O camisa 8 deixou para trás o ex-companheiro Nino, hoje no Zenit (RUS), e o volante Edinho.

Cria de Xerém, Martinelli, agora com 25 jogos, só fica atrás de Thiago Neves e Fred, mas pode alcançar a liderança do ranking ainda neste ano. Se atuar contra o Alianza Lima (PER) e nos dois jogos das oitavas, já alcança a vice-colocação, empatado com Thiago. Confira:

1º Fred – 29 jogos
2º Thiago Neves – 28 jogos
3º Martinelli – 25 jogos
4º Edinho e Nino – 24 jogos
5º André – 23 jogos
6º Conca e Carlinhos – 22 jogos

Dupla de veteranos, crias de Xerém… Com Thiago Silva, veja como Diniz pode montar a zaga

Thiago Silva assinou por dois anos com o Fluminense (Foto: Divulgação - FFC)

Se aproxima o momento do retorno. O zagueiro Thiago Silva se despediu do Chelsea (ING) no último domingo e deve desembarcar no Rio de Janeiro em junho para se apresentar ao Fluminense e iniciar os trabalhos visando sua estreia, que só poderá acontecer a partir de 10 de julho, quando abre a janela de transferências internacionais.

Entretanto, assim como o técnico Fernando Diniz, os torcedores já começaram a pensar em como ficará a montagem da zaga uma vez que o “Monstro” esteja disponível. São algumas opções, entre elas uma dupla de veteranos, ou de crias de Xerém, sendo o Thiago uma delas. Veja algumas possibilidades abaixo e comente a sua preferida:

Thiago Silva e Felipe Melo – A dupla de “quarentões” surge como uma das possibilidades mais fortes, uma vez que o “Pitbull” tem sido titular desde o ano passado, apesar de não conseguir atuar por 90 minutos.

Thiago Silva e Marlon – Uma dupla de crias de Xerém também surge com boa possibilidade. Marlon está em fase final de recuperação de artroscopia e deve retornar aos campos em breve. Na ausência de Nino, teria herdado a vaga de titular se estivesse bem fisicamente, o que não ocorreu.

Thiago Silva e Felipe Andrade – Outra dupla de pratas da casa. Felipe tem sido muito requisitado pelos torcedores diante da escassez de opções no setor. Apesar de falhas recentes e de ter se mostrado ainda sem confiança, tem qualidade e pode evoluir, ainda mais ao lado de um craque da posição.

Thiago Silva e Manoel – Uma dupla menos discutida pelos torcedores, mas que tem chance de se tornar real. Mesmo em virtude da condição física de Felipe Melo, constantemente substituído no segundo tempo dos jogos, pode acabar, uma hora ou outra, atuando com o “Monstro”.

Outros – Há uma série de possíveis companheiros, que passam por nomes que gozam de menos prestígio com o torcedor, como Thiago Santos e Antônio Carlos. Ou até mesmo a possibilidade de uma improvisação, com André ou Martinelli sendo zagueiros. Essas, porém, são a torcida, em sua maioria, menos deseja.

Tempo precioso para o DM: Após sequência no Maraca, Flu terá mais de dez dias livres na Data Fifa

(Foto: Marcelo Gonçalves/FFC)

Foi uma sequência grande e desgastante de partidas longe do Rio de Janeiro. O calendário não foi amigo do Fluminense entre o fim do mês de abril e início de maio. Ao todo, o Tricolor disputou seis jogos consecutivos longe do Rio de Janeiro (Cerro Porteño, Corinthians, Colo-Colo, Sampaio Corrêa, Atlético-MG e São Paulo). Mas, como diz o ditado: depois da tempestade, vem a bonança.

Na última quinta-feira, o Time de Guerreiros enfrentou o Cerro Porteño (PAR), no Maracanã, naquele que foi o primeiro jogo de uma sequência de compromissos do Tricolor no Rio e dentro de sua casa. Serão mais três partidas seguidas no estádio, que culminarão em uma paralisação de pouco mais de dez dias na Data Fifa, período em que a Seleção brasileira fará amistosos contra México e Estados Unidos. Veja:

16/05 – Fluminense 2 x 1 Cerro Porteño (PAR) (Maracanã) – Libertadores
22/05 – Fluminense x Sampaio Corrêa (Maracanã) – Copa do Brasil
29/05 – Fluminense x Alianza Lima (PER) (Maracanã) – Libertadores
01/06 – Fluminense x Atlético-GO (Maracanã) – Brasileirão
Pausa para a Data Fifa
12 ou 13/06 – Cruzeiro x Fluminense (Mineirão) – Brasileirão

A sequência de jogos no Maracanã, sem viagens, mais o período da Data Fifa será de bastante importância para o Tricolor. Um tempo preciosos não apenas para treinar e corrigir os erros, mas recuperar os atletas que seguem lesionados. A lista é extensa, mas tem diminuído nos últimos dias, e ainda conta com nomes como Samuel Xavier, André, Manoel e Douglas Costa. Já retornaram aos treinos e estão mais perto de voltar aos campos os atletas Marlon, Gabriel Pires e Thiago Santos.

Contra o Sampaio, Flu pode vencer duas seguidas pela primeira vez em 2024 com seu time principal

(Foto: Lucas Merçon - FFC)

Vindo de vitória na Libertadores, o Fluminense pode atingir um feito inédito em 2024, pelo menos com sua equipe considerada principal. Desde que estreou os titulares no Carioca, na goleada por 4 a 1 sobre o Bangu, o Tricolor não venceu duas partidas seguidas na temporada.

Com o time alternativo comandado por Marcão, o Flu chegou a vencer três seguidas no Carioca, (Portuguesa-RJ, Audax e Nova Iguaçu). No jogo seguinte, os titulares bateram o Bangu e não conseguiram mais emendar ao menos dois triunfos consecutivos.

Na última quinta, o Time de Guerreiros bateu o Cerro Porteño (PAR) por 2 a 1, no Maracanã, e garantiu matematicamente sua classificação às oitavas da Libertadores com uma rodada de antecedência. Na próxima quarta, o Flu recebe o Sampaio pelo jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil

Lembrando que na ida o Tricolor venceu por 2 a 0, em Cariacica, e tem situação muito tranquila para avançar. Pode até ser derrotado por um gol de diferença que ainda se classifica. Porém, a torcida espera uma boa vitória na quarta para consolidar o time e dar moral e confiança.

Flu inicia bem sequência no Rio e tem mais três jogos no Maraca para embalar; Veja a agenda

(Foto: Lucas Merçon - FFC)

Depois de uma sequência grande com partidas longe do Rio de Janeiro (seis ao todo), o Fluminense voltou a jogar no Maracanã na última quinta-feira naquele que foi o primeiro jogo de uma sequência de compromissos do Tricolor no Rio e dentro de sua casa.

O Time de Guerreiros iniciou bem, batendo o Cerro Porteño (PAR) por 2 a 1, pela 5ª rodada da fase de grupos da Libertadores, e confirmando sua classificação às oitavas da Libertadores. Agora, o Flu terá mais três jogos seguidos no Maraca e pensa em embalar. Veja a agenda:

16/05 – Fluminense 2 x 1 Cerro Porteño (PAR) (Maracanã) – Libertadores
22/05 – Fluminense x Sampaio Corrêa (Maracanã) – Copa do Brasil
29/05 – Fluminense x Alianza Lima (PER) (Maracanã) – Libertadores
01/06 – Fluminense x Atlético-GO (Maracanã) – Brasileirão

Veja como vai o ataque e a defesa do Fluminense na atual temporada

(Foto: Lucas Merçon/FFC)

Na última quinta-feira (16), o Fluminense venceu o time do Cerro Porteño (PAR) e garantiu-se de maneira antecipada às oitavas Libertadores. Já nesta quarta-feira (22), os comandados de Diniz vão enfrentar o time do Sampaio Corrêa-MA, às 19h (de Brasília).

Com isso, cabe destacar os números do Tricolor das Laranjeiras ao longo desta temporada. Na qual vem sofrendo bastante defensivamente. Inclusive, considerando somente os jogos desde fevereiro, quando estrou os titulares, somente em oito jogos o Flu não sofreu gols. Veja abaixo dos dados de 2024:

Jogos: 27
Vitórias: 12
Empates: 8
Derrotas: 7
Aproveitamento: 54,32%.
Gols pró: 35 (média de 1,30 por jogo)
Gols contra: 29 (média de 1,07 por jogo)

Em 2022, o Fluminense disputou 44 jogos sob o comando de Fernando Diniz, sofrendo 47 gols. À época a equipe não levou gols em 16 oportunidades. Já no ano passado, o Tricolor não foi foi vazado em 27 partidas, das 72 disputadas. No geral, sofreu 72 gols em 2023.

Saiba os jogadores que mais saíram do banco nesta 2ª passagem de Diniz pelo Flu

John Kennedy entrou no segundo tempo da partida com o Cerro (Foto: Lucas Merçon - FFC)

Fernando Diniz treinou o Fluminense em 2019 e voltou para comandar o time no ano de 2022, passagem estra que dura até os dias atuais. Com isso, vale destacar os jogadores que mais saíram do banco para o campo sob o comando do técnico.

Curiosamente, uma das substituições mais importantes da história do Tricolor das Laranjeiras foi quando Paulo Henrique Ganso saiu para dar lugar ao atacante John Kennedy. Ele marcou o gol do título da Libertadores diante do Boca Juniors (ARG), no ano passado. Veja a lista dos atletas que mais entram:

1 John Kennedy – 38 entradas
2 – Lima – 37 entradas
3 – Lelê – 33 entradas
4 – Felipe Melo – 32 entradas
5 – Martinelli – 31 entradas