Ex-jogador do Flu e atual coordenador técnico do Tombense, Edinho deixou saudades nas Laranjeiras dentro de campo, mas nunca escondeu suas críticas ao falar acerca do Time de Guerreiros. Questionado pelos “Canalhas”, do Uol Esportes, o que achava do retorno de Fred para o Tricolor, ele ressaltou:

– Eu acho que a volta dele é uma volta bacana. Bacana porque a torcida do Fluminense estava precisando, toda torcida precisa de um ídolo, mas só que tecnicamente a gente sabe que ele vai ter dificuldades. Se ele já tinha dificuldades antes pela característica dele, pelo futebol que está mudando, está se tornando cada vez mais veloz, mais dinâmico e com menos espaço, tudo isso o que está acontecendo no futebol, ele não tem mais. E tem mais uma coisa que vai contra ele, que é a própria idade – afirma Edinho, que continua:

 
 
 

– Que é bacana um clube levar para a iniciativa do sócio-torcedor, para você chamar mais sócio-torcedor, levar a torcida ao Maracanã, com certeza. Agora, é claro que ele vai ter que entender o momento, o treinador Odair [Hellmann] vai ter que entender que ele até comentou, o momento que ele vai ter que usar o Fred ou não, e o Fred a gente sabe que ele vai querer jogar o tempo todo, e o momento do futebol hoje vai ser muito difícil ele se inserir nesse contexto todo. Mas como iniciativa do clube, pensando em coisas maiores, trazendo torcida, sócio-torcedor, levando torcida pro Maracanã, eu acho interessante. Futebolisticamente falando, não.