Varane faz revelação bombástica sobre sua carreira: ‘me senti cansado’

Pinterest LinkedIn Tumblr

Em entrevista para o jornal francês L’Equipe nesta terça-feira (02), o zagueiro Raphael Varane, do Manchester United, revelou que os choques de cabeça atrapalharam sua carreira. O atleta relatou que durante uma partida, após alguns cabeceios, se sentiu muito cansado, de um jeito diferente, nos próximos dias.

Varane fala abertamente sobre o que passou

Varane falou sobre o incidente durante a entrevista. “No início desta temporada, cabeceei várias vezes durante uma partida pelo Manchester United e me senti cansado nos dias seguintes de maneira anormal, além de sentir um pouco a visão cansada. Relatei isso à equipe médica, que me recomendou que eu não jogasse. Também fiz um teste que me deixou fora da partida seguinte”.

O zagueiro também comentou sobre o fato de muitos jogadores não conhecerem os riscos de possíveis concussões.

“A primeira vez que ouvi falar de micro concussões foi nesta temporada, quando especialistas vieram conversar conosco sobre isso. Muitas vezes, como jogador, não entendemos e nem pensamos em fazer um teste”.

O francês continuou, citando como os sintomas de lesões na cabeça podem ser “invisíveis”.

“Como jogadores de futebol que jogam ao mais alto nível, estamos habituados à dor, somos um pouco como soldados, durões, símbolos de força física, mas estes sintomas são quase invisíveis. Se sua perna dói e você manca, todo mundo vê. Mas com ferimentos na cabeça, imediatamente fica fraco dizer que você está cansado, que tem enxaqueca ou fadiga ocular. Então, no início, dizemos a nós mesmos que isso vai passar”.

Por fim, Varane disse que seu corpo sofreu danos após repetidos choques de cabeça.

“Mesmo que não cause trauma imediato, sabemos que, a longo prazo, choques repetidos podem ter efeitos prejudiciais. Não sei se viverei até os 100 anos, mas sei que danifiquei meu corpo”.

[lwptoc]